segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Vamos atuar como cidadãos?

Nós, os munícipes, temos muita força dentro de uma câmara de vereadores, e não é preciso comprar briga com ninguém e muito menos de muita gente para as mudanças acontecerem. 


Desde que a motivação a nos guiar seja a indignação, devemos cobrar nossos legisladores municipais diretamente via telefone, e-mail ou conversa na Câmara ou na rua mesmo, pois de uma forma geral os vereadores são receptivos aos reclames da população. Mas nada de reclamar do asfalto da "sua" rua, pedir um emprego para os "seus".


Temos que aprender a cobrar, e para isso devemos primeiro nos informar. Sobre a saúde do município, por exemplo: de que adianta reclamar gerericamente que faltam médicos ou remédios nos postos de saúde? Ora, existe uma verba anual justamente para cobrir gastos com médicos e com remédios; Se está faltando temos que descobrir porque o dinheiro não está dando. Como? Saber de quanto é esta verba e quais são os gastos na área. Simples. Para saber os valores da verbas destinados e repassadas a qualquer município acesse http://www.portaltransparencia.gov.br.


Se a Câmara ou a Prefeitura não fornece estes dados, então a primeira cobrança da população deve ser a transparência nas contas públicas. Temos apenas que aprender a ser bons cidadãos.


Vamos atuar como cidadãos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua com este post