O lixo, também conhecido como resíduo sólido, é todo e qualquer material resultante da atividade humana descartado por não estar, pelo menos aparentemente, em condições de uso (em decomposição, quebrado etc.). Entretanto, o que para uns significa lixo, para outros pode representar fonte de renda, como é o caso dos catadores de materiais recicláveis (atividade esta que ainda não colou em Balsas). As pessoas geralmente descartam o lixo sem tomar conhecimento do seu destino. É importante que esse destino seja adequado, ou seja, o lixo deve ser coletado, tratado e disposto de forma a não poluir e não degradar o meio ambiente e não gerar impactos sobre a saúde humana. Para produzir todos os produtos de consumo são necessários recursos naturais tais como: água, energia e minerais, dentre outros. Sabe-se que esses recursos são finitos. Por isso as sociedades humanas têm de assumir o compromisso de usá-los racionalmente para não comprometer a vida das gerações futuras (isso é o que chamamos de SUSTENTABILIDADE). As mudanças possíveis no âmbito dos resíduos sólidos devem ser pensadas sobre uma ótica socioambiental que, ao mesmo tempo, minimize os impactos ambientais e busque a mobilização e inclusão social. Nesse sentido, é importante valorizar o trabalho das cooperativas de catadores, pois gera renda às famílias cooperadas, permite a reciclagem de materiais e possibilita integração social de pessoas que sempre viveram à margem da sociedade. Todos nós produzimos lixo; logo, fazemos parte desse problema, mas também podemos fazer parte da solução. Como?
Utilizando a política dos 5 Rs:
Repensar é refletir sobre os processos socioambientais de produção, desde a matériaprima, passando pelas condições de trabalho, distribuição, até o descarte. Repensar a real necessidade de consumo e nossos hábitos significa exercer controle social sobre a cadeia de produção e consumo.
Recusar significa evitar o consumo exagerado e desnecessário, adquirindo apenas produtos essenciais. Recusar produtos que causem danos ao meio ambiente ou à nossa saúde.
Reduzir consiste em diminuir a geração de lixo. Significa desperdiçar menos, consumir só o necessário. Reduzir a quantidade de embalagens.
Reutilizar é dar uma nova utilidade a materiais que, na maioria das vezes, consideramos inúteis e jogamos fora. Deve-se reutilizar sempre que possível.
Reciclar é transformar algo usado em algo novo, por meio de processos industriais. Transformar em um novo produto.
Fonte: Cartilha sobre Coleta Seletiva Solidária.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Contribua com este post