O mapa da oposição em 2011
Depois do resultado das eleições deste ano, que resultou na eleição da governadora Roseana Sarney em primeiro turno (diferença de 0,08 pontos percentuais) e na vitória dos senadores da coligação Edison Lobão e João Alberto, as oposições maranhenses passam por um processo de reorganização.
Assim como na campanha, o qual teve o ex-governador Jackson Lago (PDT) encabeçando uma coligação (PDT-PSDB-PTC) e o deputado Flávio Dino outra (PCdoB-PSB-PPS), o novo formato de aglutinação das forças oposicionista deve manter o mesmo mapa partidário do pleito de outubro.
Sendo assim, a partir desse espectro, para uma melhor compreensão da nova conjuntura, fizemos uma lista dos nomes que compõem, por partido, novos os próceres da oposição ao governo Roseana. O prefeito João Castelo, o deputado Flávio Dino e o ex-governador Jackson Lago são os atores que deverão comandá-la a partir de 2011. Veja abaixo.
PSDB
Os prefeitos das duas mais importantes cidades do Maranhão, João Castelo (São Luís) e Sebastião Madeira (Imperatriz) são as maiores lideranças do partido. Aos dois estará a incumbência também de liderar os destinos da oposição e deles dependerá o seu futuro. O deputado federal reeleito Carlos Brandão, a deputada Gardênia Castelo e o deputado Neto Evangelista integram o rol do grão-tucanato no Estado.
PDT
O ex-governador Jackson Lago, apesar da saúde debilitada, ainda é o líder maior do partido no Maranhão. Ao lado dele, os deputados Camilo Figuereido, Graça Paz, os ex-deputados Chico Leitoa, Clodomir Paz e Julião Amin, assim como o suplente de deputado federal Weverton Rocha e o prefeito de Porto Franco , Deoclides Macedo, integram o grupo de expoentes de oposição da sigla brizolista.
PTC
Deputado federal mais votado em São Luís, figura na agremiação cristã o jovem Edivaldo Holanda Junior. O pai, o ex-líder do governo Jackson, Edivaldo Holanda, continuará tendo papel importante na missiva. Edivaldo Junior, ao lado do deputado Flávio Dino, é o principal referencial de renovação oposicionista da política maranhense.
PPS
Com o mandato renovado e a segunda maior votação para deputado estadual em São Luís, Eliziane Gama se gabaritou como uma liderança forte e deve reforçar o bloco de oposição na Assembléia. O suplente de deputado Othelino Neto, ferrenho adversário do grupo Sarney, e a ex-candidata a vice governadora Miosótis Lúcio, se juntam a ela na missão.
PCdoB
Com uma surpreendente votação para prefeito de São Luís em 2008 e a conquista de grande parte do eleitores anti-Sarney obtendo a votação de quase um terço do eleitorado maranhense para o governo, o deputado Flávio Dino se credenciou como um dos principais expoentes de oposição ao governo Roseana Sarney. É forte candidato em 2014. No tocante a Assembléia Legislativa, os comunistas terão o talentoso e destemido deputado Rubens Jr. como representante.
PSB
Caberá aos deputados socialistas Luciano Leitoa e Marcelo Tavares a tarefa de liderar a oposição na Assembléia. O primeiro, como ex-deputado federal, e o segundo, ex-presidente da Casa, reúnem a experiência e a capacidade necessária para a função.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Contribua com este post