sábado, 9 de julho de 2011

100 anos de História...

11 de Julho de 1911      -       11 de Julho de 2011

Um pequeno trecho retirado dos livros “História do Sul do Maranhão” de Eloy Coelho Neto e do “De Balsas para o Mundo” de Raimundo Floriano, ambos balsenses, sobre essa data história e talvez não lembrada por muitos de nós.

A cidade de Balsas foi emancipada em 22 de Março de 1918, portanto temos 93 anos de cidade, mas temos muito mais de história e para mim é o que vale. Nesses e em outros livros temos fatos relatados da década de 1870. Desde o seu início quando nossa localidade era apenas conhecida por Porto das Caraíbas, passando a Vila Nova, depois a Vila de Santo Antônio de Balsas e posteriormente a Balsas.

O espírito pioneiro de Antônio Ferreira Jacobina, seguido por José Pedro, comerciante ambulante e famoso pelo seu bote, o velho Melancia, este já fazendo viagens periódicas, foram os verdadeiros iniciadores das viagens de subida do Rio Balsas e davam ensejo, realmente, a uma futura linha de navegação fluvial.

Far-se-ia necessário maior número de embarcação para atender À demanda comercial no novo porto de Balsas, não só de sal e de outras mercadorias que levavam os negociantes, mas também, por ocasião do regresso das mesmas, carregadas de peles (de veados, caititu, porco-queixada, lontra, gato maracajá, entre outras) e couros, vindo do norte do Goiás (atual Tocantins).

A tentativa para que se conquistasse o Rio Balsas, definitivamente, em seu curso era agora processada, e em Teresina, a Empresa Oliveira, Pearce & Cia., dirigida pelo Coronel Pedro Tomás de Oliveira, seu principal sócio, assumia com êxito, o risco do grande encargo.

Foto: obaudoedu.blogspot.com
O Vapor “Antônio Freire”, equipado com poderoso guincho e sob o comando de Thomas Willian Pearce, sócio da firma que muito se interessou por este trabalho, encetou sua viagem desbravadora removendo pedras, tocos, galharias marginais e tudo o mais que obstruísse o canal. Media também a profundidade ― calado ― nos trechos mais rasos, no intuito de orientar a fabricação de novos barcos que por ali transitariam. Elaborou-se um estudo completo para os futuros navegantes.

Foram dezessete dias de árduo trabalho, em que a tripulação, toda ela impregnada de entusiasmo pela aventura de que participava, dedicava-se com alegria e esmero ao empreendimento, na ideia fixa da vitória final, que era a chegada ao Porto das Caraíbas. E isso aconteceu no dia 11 de Julho de 1911.

Foto: obaudoedu.blogspot.com
Assim, com muito esforço e utilizando a força poderosa da sua máquina a vapor nas famosas espiadas que sempre se sustentavam nas velhas gameleiras, o gigante de ferro com a sua caldeira à lenha descobria o casario branco da promissora futura cidade de Balsas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua com este post