quinta-feira, 30 de junho de 2011

Olhem aí o resultado da enquete!

QUEM SERÁ O NOSSO PREFEITO EM 2012?

Antônio Reis
1 (0%)
Celso Henrique
53 (28%)
Chico Martins
9 (4%)
Deusilene
0 (0%)
Dr. Carlos
1 (0%)
Dr. Érik
9 (4%)
Fransuíla
6 (3%)
Gisela da Fapcen
3 (1%)
Ivan do Cartório
38 (20%)
Profº. Niltinho
0 (0%)
Rochinha
12 (6%)
Stênio Rezende
4 (2%)
Válber Dourado
3 (1%)
Zezão
40 (21%)
Outros
7 (3%)


Primeiramente quero agradecer a participação na enquete. Este blog é um campo para debates democráticos. Foi interessante, foi bem discutida e ainda será depois do resultado.

Bem, aqui quero expor minha opinião com relação a esta nossa primeira enquete, mas gostaria de saber das opiniões de vocês. Muita pretensão a minha eu sei, mas não custava tentar. Acredito que atingi e até mesmo superei minhas expectativas quanto à participação e o interesse dos leitores deste blog.

Durante o período em que a enquete ficou aberta, recebi vários comentários a respeitos dos nomes citados na mesma. Teve gente que analisou um a um. Outros defenderam os seus favoritos e outros preferiram opinar a respeito dos que não eram viáveis para Balsas. Todas as opiniões são bem vindas e respeitadas. Todas são passíveis de análise. Obrigado também pela participação desses leitores que comentaram. Isso é sinal que estamos atentos e interessados no futuro de nossa cidade e nossa gente.

Há um certo tempo já venho idealizando nomes e imaginando situações para este próximo pleito municipal. Mas resolvi buscar outras opiniões, outros pontos de vistas. E continuo fazendo isso. No caso específico dessa enquete e de outro post relacionado à Sucessão Municipal em Balsas, recebi alguns comentários aqui pelo blog e inúmeros pessoalmente. Ouvi muitas sugestões, elogios e críticas. E agradeço por isso.

Entendo que quanto mais nomes forem citados é porque realmente a situação da cidade é péssima. Dá a entender que é fácil administrar uma prefeitura como a de Balsas, que qualquer um pode. Mas e aí? Por que dessa situação? Por que tantos nomes ecoados pelos 4 cantos da cidade? Dos 14 nomes citados na enquete, apenas 2 não receberam votos. E depois desse nosso atual prefeito, quem não poderia administrar, pelo menos como ele administra? Mas não é assim que funciona. Temos que ter um prefeito com perfil, no mínimo empreendedor. Várias outras características são necessárias, mas vamos debatendo, vamos chegar a um consenso juntos. Só não podemos (o povo) dormir no ponto, pois caso contrário os jurássicos da política estão aí... de prontidão. Qualquer vacilo nosso e eles atacarão de novo e tomarão o poder para eles. O poder é e permanecerá com o povo! O nosso novo prefeito terá o perfil que nós desejarmos. Se quisermos um igual ao atual, está fácil, se quisermos um que realmente trabalhe pela cidade e pelo povo, aí temos que analisar bem. Temos algumas poucas opções. E teremos que escolher um, não há outra opção. Agora, vamos escolher o melhor para o povo e não o melhor para alguns...

Será que depois de um resultado desses podemos nos nortear quanto à eleição de 2012? Eu acredito que sim, pois citei 14 nomes e mais a opção “outros”, a qual teve 7 votos. Quem sabe outros 7 nomes? Quem sabe um outro nome que não lembrei de citar? Quem sabe...? Os três mais bem votados são empresários, articuladores e acima de tudo, bem sucedidos em seus negócios.

Eu vejo que Celso Henrique do PT, Ivan do Cartório e Zezão, ambos ainda sem partido, tem um perfil interessante para Balsas. Mas isso é uma opinião minha. Não sei, e prefiro ainda não falar individualmente de cada um desses. Como já disse, estamos iniciando um debate democrático e com isso visando uma melhoria para Balsas.

Mas meus amigos, de 14 nomes e mais outros não citados, acredito em no máximo 4 nomes para prefeito em 2012. Não há como ter mais do que isso. Quanto mais nomes melhor para os de sempre. E pior para a população. Quanto maior o número de candidatos, maior a probabilidade de divisão de votos. Os candidatos de sempre têm os seus votos. Não podemos correr o risco de continuar na mesmice. Temos que nos unir em torno de um nome, de uma propostareal para Balsas, de um bem comum... Sem interesses pessoais ou de terceiros. Nada de vaidades ou picuinhas. O candidato para o povo tem que ter em mente o interesse coletivo.

Balsas precisa de ações imediatas, a curto prazo, mas também temos que organizar ações para que surtam efeito a longo prazo. São várias as situações.

Um amigo leitor me sugeriu entrevistar o possível pré-candidato mais bem votado na enquete. Gostaria de agradecer e nominar esse amigo, mas como essa sugestão veio de um comentário anônimo, agradeço aqui de público. Gostei mesmo da idéia.

A sugestão foi fazer uma entrevista ao mais bem votado, mas eu já tinha pensado em tentar entrevistar pelo menos os três mais bem votados. Por coincidência três nomes disparam no resultado da enquete. Facilitou minha vida aqui. Só que como não sou jornalista, mas sou curioso, elaborei aqui algumas perguntas, mas gostaria de juntar às minhas, perguntas dos leitores deste blog. Então, para quem tiver interesse, envie sua pergunta até domingo dia 03/07 para que eu possa filtrar aqui, se for o caso e ir atrás das respostas de Celso Henrique, Ivan do Cartório e Zezão.

As perguntas serão iguais para todos. E aqui serão expostas simultaneamente.

Aguardem... e me enviem as perguntas.


7 comentários:

  1. Oi, de vez em quando eu passo aqui pra olhar os posts no seu blog. É a primeira vez que eu comento aqui, pelo fato de achar muito interessante essa ideia de "entrevistar" os possíveis candidatos para a próxima eleição com perguntas sugeridas pelo os internautas.
    Eu prefiro ficar como anônimo mesmo. O que posso dizer é que sou um aluno da escola Normal, e o último assunto de Geo estudado foi a "Política de Industrialização Brasileira" onde minha pergunta se baseia nesse assunto. A pergunta é a seguinte:

    Aprendi que, para uma região ter industrias necessita-se de ENERGIA, TRANSPORTE E COMUNICAÇÃO. E Balsas estar precisando urgentemente de fábricas para gerar renda e aumentar a economia local, aí vale lembrar que a energia de balsas é péssima e que para uma energia abastecer uma fábrica tinha que usar praticamente toda a energia distribuída á nossas residencias( o que causaria um blackout). Aí gostaria de saber de onde tirar essa energia se muita gente é contra a barragem?... Também gostaria de saber qual é a posição dos tais candidatos diante o MAPITOBA? Ou se já pensaram em uma política de organização nessa região muito fértil que está sendo mau aproveitada...podemos até comparar com a casa da mãe joana. ;D

    ResponderExcluir
  2. Diante do atual quadro que encontra-se nossa cidade e região, apresenta-se tantas necessidades urgentes acumuladas por tanto tempo sem investimentos em saúde, educação, infra estrutura, segurança etc... Pergunto:
    Quais prioridades a curto e longo prazo?
    Como seria o perfil escolhido para compor o quadro de assessores?
    Qual seria o relacionamento junto ao governo estadual e federal para pleitear projetos e verbas?
    Explique os motivos claros das opções das respostas.

    ResponderExcluir
  3. A região de Balsas/MA, cresce a níveis superiores à média nacional. Não é atoa a "invasão" de profissionais de várias áreas em nossa região.

    É fato que os 11 (onze últimos anos de administração - 4 anos do Jonas e 7 anos do Chico Coelho) foram perdidos, já que tais prefeitos e sua equipe não conseguiram manter nem os serviços essenciais em patamares aceitáveis.

    Pergunta: Qual a primeira providência a ser tomada por CELSO HENRIQUE caso ele se candidate e venha a ser eleito, para não só manter os serviços essenciais funcionando de forma a atender a população com dignidade; mas para recuperar o tempo perdido, nas duas últimas administrações?

    ResponderExcluir
  4. Neves - elias2008@hotmail.com1 de julho de 2011 às 13:13

    Acredito que a conduta ética, moral e profissional do Sr. CELSO HENRIQUE, fará o grande diferencial para Gestão Pública de nossa cidade. Percebe-se que valores como Honestidade, Profissionalismo, Responsabilidade, Dinamismo e Capacidade de Empreender norteiam sua personalidade.

    ResponderExcluir
  5. Nós precisamos de um administrador de ação, e de coragem para enfrentar a máfia que está ai instalada e que não vai querer largar o osso assim, tão fácil....

    Chega ENGANAÇÃO! Chega de prefeito "TAPINHA NAS COSTAS".

    Vamos lá. Vamos correr atrás do prejuízo!

    ResponderExcluir
  6. ESSE ENKETE AI E FURADA RAPAZ RSRSRSRSRS.... SACA UMA REAL AI NA FOLHA DO CERRADO.

    ResponderExcluir
  7. TA AQUI UMA ENQUETE REAL www.folhadocerrado.com.br

    ResponderExcluir

Contribua com este post