terça-feira, 14 de junho de 2011

Enfim, sobre a Audiência Pública.

Passados alguns dias da realização da Audiência Pública em favor da Sistema de Saúde em Balsas vou colocar minha opinião a respeito do que aconteceu na mesma...

Primeiramente, a iniciativa em se promover uma Audiência Pública para tentar sanar os problemas que afetam toda a população balsense é louvável. Parabéns ao Ministério Público.

O QUE É UMA AUDIÊNCIA PÚBLICA?
A audiência pública é uma das formas de participação e de controle popular da Administração Pública no Estado Social e Democrático de Direito. Ela propicia ao particular a troca de informações com o administrador, bem assim o exercício da cidadania e o respeito ao princípio do devido processo legal em sentido substantivo. Seus principais traços são a oralidade e o debate efetivo sobre matéria relevante, comportando sua realização sempre que estiverem em jogo direitos coletivos. A legislação brasileira prevê a convocação de audiência pública para realização da função administrativa, dentro do processo administrativo, por qualquer um dos Poderes da União, inclusive nos casos específicos que versam sobre meio ambiente, licitações e contratos administrativos, concessão e permissão de serviços públicos, serviços de telecomunicações e agências reguladoras. Constitui, ainda, instrumento de realização da missão institucional do Ministério Público e subsídio para o processo legislativo e para o processo judicial nas ações de controle concentrado da constitucionalidade das normas.

Interessante definição.

Bem, eu só estive durante o momento inicial da audiência, mas deixei parceiros observando e anotando.

Então procurarei colocar aqui o meu ponto de vista do que vi, ouvi e li a respeita desta audiência.

Quando cheguei, pouco antes de iniciar, e por sorte ainda consegui sentar, a impressão é que eu estava em algum órgão da saúde de Balsas, pois o que tinha de funcionários desta pasta. Parece que foram para fazer volume, parece que foram convocados para ocupar o lugar de direito do povo. Parece que foram cedo para sentar. Mas também tinham advogados, autoridades e demais interessados no, quem sabe, possível início de solução de um dos vários problemas que a nossa cidade está enfrentando.

Fiquei surpreso com a explanação do Promotor Dr. Alessandro Brandão, com o auxílio de um data show, sobre o caos que está a saúde de e em Balsas. E acredito que todos que estavam lá também ficaram. A nossa secretária de Saúde e o Chefe de Gabinete também ficaram, pois acredito que não imaginavam que aquelas imagens seriam divulgadas. VERGONHA! E lembro que o nosso prefeito não estava presente, tinha outro compromisso... mais importante do que a saúde do povo que ele tanto ama.

Só para resumir, o promotor comentou e mostrou como os postos de saúde de Balsas estão funcionando. Sem médicos presentes, sem estrutura física adequada ou desgastada e também sem remédios. É sabido que os hospitais deveriam receber casos de média a alta complexidade. Os postos de saúde é que deveriam receber e tratar os procedimentos menores. Mas do jeito que está não tem como.

E aí de quem é a culpa? Quem é o responsável por esse caos na saúde? 180 dias dará para sanar esses problemas? Se 180 dias der para sanar esses problemas, por que em 6 anos e 5 meses não deu? Acessem o Portal da Transparência e vejam o quanto a cidade de Balsas recebeu só em convênios do Governo Federal.


Cadê o dinheiro da saúde de Balsas? Onde foi aplicado? São tantas perguntas que não sabemos a que gostaríamos que fosse respondida primeiro.

Mas uma delas eu sei a resposta: De quem é a culpa? A culpa é NOSSA meus amigos. A culpa é somente nossa. Alguém duvida disso?

Ah, um outro fato que me chamou a atenção foi ver no dia seguinte da audiência, no jornal da TV do nosso prefeito uma declaração do Chefe de Gabinete dizendo que deveriam ter mostrado o que tem sido feito de bom pela nossa saúde, e não somente as mazelas. 

Opa, mas não é para isso que político tem TV, Rádio e até mesmo jornal? Para divulgar seus feitos, suas proezas em prol do povo? O prefeito tem uma TV e a Secretária de Saúde tem outra. Nada mais justo do que estes elaborarem programas de divulgação de seus trabalhos. E além do mais eles tem rádios de parceiros a disposição e jornais impressos, também de parceiros, especializados em mostrar, mediante pagamento, o que o gestor fez e faz de melhor. Isso chama-se MARKETING POLÍTICO minha gente.

Então mostre o que vocês fizeram de melhor para o povo ver! É simples demais.

De acordo com o conceito acima uma Audiência Pública deverá acontecer sempre que estiverem em jogo direitos coletivos. Portanto nunca acontecerá uma Audiência Pública com o intuito de elogiar uma administração. Isso é ridículo.

Feliz e competente o gestor público, que durante seu mandato, não seja realizado nenhuma Audiência Pública. Pois do caso contrário, problemas foram detectados e sua competência é posta em prova.

Outro detalhe que percebi ou senti na entrevista do Chefe de Gabinete, foi que não está tendo mais consenso entre o grupo do prefeito e o da secretária de saúde, que também é a vice-prefeita. Tipo, o problema está na saúde, então o responsável é a sua gestora. Posso ter me enganado, mas foi isso que percebi.

Vamos esperar pelo 180 dias.
E até lá muita SAÚDE a todos.

Não se esqueçam da nossa culpa!

Ano que vem teremos algumas opções: nos redimir, nos omitir ou continuar como culpados. E sendo culpados, teremos que pagar...



3 comentários:

  1. Adriano Tito C. Figueiredo14 de junho de 2011 às 10:39

    Caro Silvio,

    parabéns pelo seu blog e pela coragem de divulgar seu ponto de vista de forma tão independente.
    Estive pessoalmente na Audiência Pública e pude presenciar os relatos de descaso e abandono em que se encontra a saúde da cidade.
    As palavras do Promotor de Justiça Herbeth Figueiredo, da capital, foram ainda mais contundentes quando ficou clara a diferença entre as verbas recebidas e aquelas ditas como aplicadas pela administração.
    CADÊ O DINHEIRO?
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Adriano, obrigado pelo comentário, pelo apoio. O Promotor Herberth Figueiredo é referência no que diz respeito a Saúde Pública. Já tinha lido a respeito dele, de suas ações no Estado. Você não sabe o bem que um homem como este fez a Balsas neste dia. Quero, eu e minha cidade de Balsas, contar com ele sempre. Fiscalizando o destino das verbas que chegam para a Saúde em nossa cidade.

    Um abraço.
    Mantenha contato!

    ResponderExcluir
  3. Silvio Garcez, acho que você deveria trabalhar, sabe por que ??? Sua mãe "mama" até hoje na Camara de Vereadores ... seu irmão, bom deixa prá lá, não vou nem comentar, não preciso não é ???? ... mas e você que faz, o que você faz de concreto, além de ficar colocando "merda" nesse teu bloguinho chulo. Por que você nunca abriu essa boca suja na época do Luiz Rocha (que roubou até onde não pode e não fez porra nenhuma) ... do Jonas Demito juntamente com os Honaiser que raparam o dinheiro da prefeitura pra pagar conta de campanha e nunca fizeram nada. Veja o que era Balsas há 6 anos atras seu merda e valorize o que está sendo feito, e respeite as pessoas que realmente fizeram pra Balsas ser o que é hoje. Recalcado ... imbecil !!!

    ResponderExcluir

Contribua com este post